Sobre a Revista
Sumário
- Foco e Espoco
- Política Editorial da Revista Arquivos da Polícia Civil
- Diretrizes para Autores
- Diretrizes para Avaliação
Foco e EspocoSumário ↑
A revista Arquivos da Polícia Civil, se dirige a toda a comunidade acadêmica com interesse em contribuir para a produção de conhecimento, interdisciplinaridade e discussão na área de segurança pública. Os artigos podem se encaixar nos temas de criminologia, criminalística, medicina legal, polícia judiciária, polícia administrativa, administração policial, gestão pública e direitos humanos. As edições são anuais no formato eletrônico, com acesso e submissão gratuitos. A ARQPC publica artigos originais, em Português, Inglês e Espanhol em todas as áreas supracitadas.
Política EditorialSumário ↑
A Revista Arquivos da Polícia Civil é um periódico da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, dedicada ao avanço do conhecimento nas áreas de segurança pública, criminalística, criminologia, medicina legal, administração policial, gestão pública, polícia administrativa, polícia judiciária e direitos humanos. Nosso objetivo é promover a disseminação de pesquisas científicas originais, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas policiais e da justiça criminal.
A revista segue a política de revisão às cegas e por pares. De forma que todos os trabalhos submetidos à Revista Arquivos da Polícia Civil passam por um processo de revisão por pares e às cegas, garantindo assim a qualidade e a relevância das contribuições publicadas. Os revisores são selecionados com base em sua expertise nas áreas específicas descritas no escopo da ARQPC, e são orientados a fornecer feedback construtivo e imparcial aos autores.
A revista preza pela ética e integridade acadêmica em todas as suas atividades. Os autores são incentivados a seguir os mais altos padrões de conduta ética em pesquisa, incluindo a originalidade do trabalho, a honestidade na apresentação dos resultados, a citação apropriada de fontes e o respeito aos direitos autorais. São seguidas as diretrizes do Committee on Publication Ethics_- COPE (https://publicationethics.org/) e as Diretrizes Básicas para Integridade na Atividade Científica na CNPq (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes ). A ARQPC adota medidas para combater as más práticas na divulgação científica, plágio e qualquer conduta antiética e formas de discriminação.
A Revista Arquivos da Polícia Civil, publicada pela Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” se compromete com a excelência acadêmica e a promoção do conhecimento científico nas áreas de escopo apresentadas, com edições anuais no formato eletrônico de acesso e submissão gratuitos. A ARQPC se dedica à disseminação de pesquisas científicas de alta qualidade que contribuam para o avanço do conhecimento das áreas abrangidas assim como para a melhoria das práticas policiais em todo o mundo.
Tipos de Contribuições Aceitas
Artigos originais de pesquisa científica.
Política de Acesso Aberto
Todos os artigos são publicados em Acesso Aberto sob licença CC BY 4.0.
A Arquivos da Polícia Civil é de acesso aberto (CC BY-NC-SA 4.0 DEED Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International) e as publicações estão disponíveis online para todos, sem restrições, sem custo e com restrições limitadas de reutilização.
Equipe
- Editora Chefe: Profa. Ph.D. Fernanda dos Santos Ueda
- Editor Chefe Assistente: Prof. Ph.D. Rafael Francisco Marcondes de Moraes
- Ver toda a Equipe Editorial
- Contato: revista@revistaarquivosdapc.com.br
Diretrizes para AutoresSumário ↑
Acessar diretrizes para autores.
Documentos
Diretrizes para AvaliaçãoSumário ↑
Política de AvaliaçãoSumário ↑
Os artigos enviados para a revista, que se encaixem no escopo, serão avaliados obedecendo ao seguinte fluxo:
- Análise quanto à forma: na primeira fase de análise, os artigos são submetidos à leitura da equipe editorial e são avaliados de acordo com os critérios gerais da revista e à linha de pesquisa, presentes nas diretrizes para autores. Serão rejeitados os artigos que: 1) não se adequarem às normas ABNT descritas nas diretrizes para autores; 2) não possuírem título, resumo (de no máximo duzentos e cinquenta palavras) e palavras-chaves (mínimo de três e máximo de cinco) em dois idiomas dentre os seguintes: português, inglês e espanhol; 3) não possuírem referências bibliográficas; 4) não seguirem as boas práticas de ética na pesquisa científica; 5) se identificado plágio o artigo será rejeitado sem nova possibilidade de submissão. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.
- Análise do conteúdo: na segunda fase de verificação, os artigos serão submetidos à leitura às cegas por pelo menos dois especialistas da área de escopo. Serão rejeitados os artigos se for identificado qualquer discriminação seja quanto à gênero, raça, orientação sexual, origem étnica, crenças religiosas ou de qualquer outra natureza. Os artigos que se enquadrem dentro das normas da revista e apresentem uma pesquisa significativa para a área submetida, com devido aprofundamento do tema e que atinjam os objetivos propostos poderão ser “aceitos” ou “aceitos com correções obrigatórias”.
- Revisão, adequação e publicação: por fim, se “aceitos” os artigos serão publicados na edição seguinte da revista Arquivos da Polícia Civil; se “aceitos com correções obrigatórias” os trabalhos serão encaminhados para os autores fazerem as alterações necessárias e a aprovação do artigo só será concretizada caso as correções solicitadas sejam realizadas, dentro do prazo de vinte dias, a partir da comunicação aos autores.
Instruções para avaliaçãoSumário ↑
Os revisores são escolhidos pela sua expertise em relação ao escopo em que a pesquisa se enquadra e devem prezar pela ética na avaliação, informando imediatamente caso haja conflito de interesses. Para além, os revisores se comprometem a realizar uma análise minuciosa do trabalho submetido e dar feedbacks construtivos e imparciais sobre a pesquisa avaliada. As avaliações serão realizadas de forma íntegra e objetiva, seguindo os critérios presentes no formulário de avaliação.
Conduta ética editorialSumário ↑
Seguindo as diretrizes do Committee on Publication Ethics_- COPE (https://publicationethics.org/) e as Diretrizes Básicas para Integridade na Atividade Científica na CNPq (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes ), a revista adota medidas para combater as más práticas na divulgação científica, plágio ou qualquer conduta antiética. A revista não permite que haja qualquer discriminação seja ela quanto à gênero, raça, orientação sexual, origem étnica, crenças religiosas ou de qualquer outra natureza. Se qualquer uma dessas práticas for identificada antes da publicação, os artigos serão recusados e os autores serão prontamente informados. Se identificadas alguma dessas condutas em textos já publicados, a revista poderá corrigir o artigo, retirá-lo e/ou publicar um esclarecimento e retratação se necessário.
Os autores deverão se responsabilizar pelo artigo submetido, desde a condução ética da pesquisa, dos dados e conclusões apresentadas até a própria redação do artigo. Se a pesquisa possuir mais de um autor, todos se responsabilizarão pelo cumprimento das normas éticas de pesquisa e redação, e deverão ter contribuído de forma significativa à pesquisa. Os artigos podem conter no máximo seis autores.
Os autores, no momento da submissão, aceitam os termos da revista, e garantem a autenticidade e exclusividade do artigo, de forma que ele não tenha sido publicado por nenhuma outra revista ou periódico ou qualquer outro meio de divulgação científica.
No momento de submissão, deve-se indicar corretamente cada um dos coautores que colaboraram de forma significativa para a produção do artigo. Após submetido o artigo, mudanças na autoria (remoção, inclusão ou substituição de nomes) serão avaliadas no processo editorial, e poderão ser negadas.
Deverão ser mencionadas as fontes de financiamento da pesquisa que originou o artigo, e eventuais conflitos de interesses, caso existam. Caso o trabalho tenha a reprodução de imagens, documentos ou material legalmente protegido, é de responsabilidade do autor a busca pela autorização dos direitos de reprodução.
A qualquer momento, caso os autores identifiquem erro significativo na pesquisa, devem comunicar imediatamente a revista, que poderá retirar o artigo publicado. E os autores deverão se comprometer a editar nota de retratação e explicação caso necessário.
Todos os artigos passarão pelo crivo da avaliação de similaridade e seguirão, caso não tenha sido detectado plágio, para a separação por áreas e pelo anonimato de autores, para serem submetidos à avaliação às cegas por pares.
Conflito de InteressesSumário ↑
Sempre que identificados conflitos de interesses na avaliação dos artigos, os avaliadores deverão comunicar imediatamente, prezando pela integridade e ética no processo avaliativo.
Avaliação às cegas por paresSumário ↑
Os pareceristas, escolhidos pelo editor chefe com base na área de interesse, recebem os artigos sem qualquer menção à identificação de autoria. Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada artigo, de forma individual. Realizada a revisão às cegas, cada avaliador irá enviar os pareceres constando se o artigo foi “aceito”, “aceito com correções obrigatórias” ou “rejeitado”, seguindo os parâmetros da ficha de avaliação.
Se aceito, os autores são comunicados e o processo editorial segue os tramites seguintes.
Caso seja “aceito com correções obrigatórias”, a aprovação do artigo só será concretizada caso as correções solicitadas tenham sido realizadas, dentro do prazo de vinte dias, a partir da comunicação aos autores.
Se “rejeitado” o artigo pode passar por modificações para se readequar e ser submetido novamente à revista em próximas edições.
Todos os resultados da avaliação acompanharão uma breve explicação da decisão dos pareceristas, de forma completamente anônima.
Os avaliadores zelam pela confidencialidade da submissão, evitando conflito de interesses durante a avaliação, de modo que todo o processo avaliativo se dê de forma ética, respeitando os autores.
Todo o processo preza pela ética e transparência da revista de modo que ao final de toda edição serão elencados os pareceristas de modo geral.
Os prazos de avaliação e publicação serão rigorosamente cumpridos, e os temas dos artigos submetidos só serão aceitos se estiverem dentro do escopo da revista.
Conduta dos AvaliadoresSumário ↑
Os avaliadores deverão zelar pela confidencialidade da submissão, os prazos de avaliação, a ética durante o processo avaliativo e o respeito ao trabalho do pesquisador. As críticas aos trabalhos deverão ser realizadas de forma construtiva, com a finalidade de direcionar o autor para a melhoria do artigo.
Caso os avaliadores percebam que algum artigo já tenha sido publicado total ou parcialmente, devem comunicar a revista, assim como deve ser realizado caso percebam indícios de plágio ou qualquer conduta antiética do trabalho.
Prezando pela transparência do processo editorial, os nomes dos avaliadores serão publicados em cada edição da revista.